Pular para o conteúdo
Início » Higienização Ar Condicionado

Higienização Ar Condicionado

HIGIENIZAÇÃO DO AR CONDICIONADO

Higienização ar condicionado

higienização ar condicionado

A higienização do ar condicionado faz parte dos cuidados considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção deste aparelho.

A higienização do ar condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e demais microrganismos e impurezas que podem desencadear reações alérgicas e doenças. Além dos problemas associados à saúde das pessoas, a falta de limpeza prejudica o funcionamento do aparelho, que perde sua capacidade de refrigeração, aumenta o nível de ruídos emitidos e o consumo de energia elétrica.

A higienização do ar condicionado, assim como a troca periódica dos filtros de ar, faz parte dos cuidados preventivos considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção do ar-condicionado em prédios públicos e privados coletivos (comerciais). Trata-se, portanto, de um cuidado que deve ser realizado de maneira constante e jamais negligenciado.

Por que a limpeza de ar-condicionado é tão importante

A qualidade do ar que respiramos está diretamente relacionada à higienização do ar-condicionado. Alguns aparelhos chegam a eliminar até 99% dos das impurezas, mas a funcionalidade só é eficiente se o aparelho estiver devidamente higienizado.

Caso contrário, chega a acontecer exatamente o oposto: filtros sujos fazem com que o equipamento acabe concentrando mais poeira – e com ela todos os agentes que mais provocam alergia, como fungos e ácaros.

Os ácaros da poeira doméstica, por exemplo, são considerados os maiores responsáveis por vários tipos de alergias, inclusive rinite e asma.

No entanto, a limpeza de ar-condicionado também influencia no funcionamento do próprio aparelho. Além de reduzir o índice de poluentes no ar, há também redução no consumo de energia elétrica.

A sujeira impede a saída do ar, reduzindo o desempenho do aparelho, que passa a trabalhar com sobrecarga. Assim, o motor é mais exigido para fazer a troca de ar e manter a temperatura, consumindo mais energia e causando maior desgaste das peças.

Por isso a higienização do ar-condicionado aumenta a vida útil do aparelho e também resolve vários problemas, como quando ele está insuflando pouco ar no ambiente.

A falta de limpeza no tempo adequado pode gerar danos às peças, muitas vezes exigindo reparos ou até mesmo a troca do aparelho.

Como saber que está na hora de fazer a limpeza de ar-condicionado

De um modo geral, se há algum odor saindo do aparelho, se o desempenho estiver fraco, se estiver pingando água ou se a conta de energia elétrica começar a aumentar é sinal que já até passou da hora de fazer uma higienização de ar-condicionado.

Mas é claro que não precisa esperar chegar a esse ponto, na verdade a limpeza de ar-condicionado deve ser realizada periodicamente, inclusive para agir de forma preventiva.

Os filtros, por exemplo, devem ser lavados no mínimo uma vez por mês. Caso o uso do aparelho seja bastante frequente, reduz esse prazo para uma vez a cada 10 ou 15 dias.

Uma boa ideia é incluir a limpeza dos filtros na rotina de faxina da diarista. O manual de instruções do fabricante traz a forma correta de remover e limpar os filtros de acordo com o modelo do ar-condicionado.

No entanto, apenas a limpeza dos filtros não basta. É preciso fazer uma limpeza de ar-condicionado completa, a chamada higienização. Essa só deve ser realizada por uma empresa especializada, com expertise comprovada.

Essa higienização do ar-condicionado deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Nela, são limpos vários elementos além do filtro, onde a sujeira mais profunda fica incrustada, como turbina, bandeja, cano de dreno, painel frontal, rotor e serpentina, por exemplo.

https://airhouse.com.br/2023/05/12/ar-condicionado-convencional-x-tecnologia-inverter/

https://www.farmaciavivencia.com/

Posso ajudar?
Ligar